Urologista em Governador Valadares – Dr. Ramatis Castro

Por Dr. Ramatis Castro – Urologista

Dr. Ramatis Castro - Urologista Prostata

O que é a próstata?

A próstata é um órgão masculino, que fica entre a bexiga e o reto. Sua função é produzir uma parte do líquido da ejaculação (sêmen). Ela pode ser acometida por uma série de doenças como o câncer, o crescimento benigno (hiperplasia prostática), inflamações (prostatites) e outros.

Qual é o médico da próstata?

Dr. Ramatis Urologista Prostata

O médico especialista em próstata é o Urologista.

O Dr. Ramatis é médico Urologista especialista e referência no tratamento dos problemas na próstata, com mais de 19 anos de experiência como médico, Já realizou mais de 10.000 mil cirurgias urológicas, sendo mais de 2.100 mil pacientes operados de câncer de próstata! Especialista em cirurgia robótica, laparoscópica e a laser, que são as cirurgias minimamente invasivas, de rápida recuperação.

Dr. Ramatis trouxe para Governador Valadares o mais novo e revolucionário tratamento para hiperplasia prostática (próstata crescida) que é o Rezum! É procedimento sem cirurgia que trata de forma definitiva o aumento da próstata (na maioria dos casos), inclusive possibilitando ao paciente não precisar de medicamentos mais!

É um tratamento que usa Vapor de Água, que é aplicado por um fino aparelho introduzido pela uretra do paciente (sob anestesia local e sedação leve). O Vapor leva a diminuição da área aumentada, desobstruindo o canal urinário e assim o homem volta a urinar normalmente sem precisar de cirurgias ou medicamentos mais na maioria dos casos!

Veja um vídeo sobre o Rezum:

https://www.youtube.com/watch?v=0mc2S9XKT8w&t=19s: Próstata: Tudo o que você precisa saber

Mas muitas vezes o tratamento será através de medicamentos, o que será definido após minuciosa avaliação e também de acordo com a preferência do paciente.

Se você tem problemas de próstata, prostáta crescida, inflamação na próstata, PSA alterado ou recebeu um diagnóstico de câncer de próstata, AGENDE uma consulta para avaliar qual o melhor tratamento para seu caso, escolha um profissional qualificado e experiente no assunto, tenha uma segunda opinião, de forma individualizada e humanizada.

O Dr Ramatis é formado pela UFMG, uma das melhores Faculdades de Medicina do Brasil, além de hoje ensinar outros a se tornarem médicos. É professor de Urologia da UFJF Campus GV, inclusive já tendo sido indicado Professor Homenageado por várias vezes, Patrono (referência em conhecimento), Paraninfo (profissional que traz inspiração ao alunos para profissão). É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Europeia de Urologia. 

É especialista também no  atendimento aprofundado de consultas na área de Urologia. É conhecido em Governador Valadares como referência na Urologia.

Quando se procura um Urologista para tratar de problemas na próstata é importante saber a opinião dos pacientes atendidos pelo médico. A Doctoralia e uma das maiores plataformas de médicos do mundo e lá você pode ver opiniões reais dos pacientes do Dr. Ramatis, clique aqui-Doctoralia para ver o que os pacientes estão dizendo. São centenas de avaliações 5 estrelas

Além disso o Dr. Ramatis Castro possui Certificado de Excelência emitido pelo Doctoralia desde 2017

Certificado de excelência
Bem avaliado pelos pacientes
Avaliação
Cancer de prostata

5 doenças mais comuns da próstata

Quais os sintomas das doenças na próstata?

  •  Os problemas na próstata podem se manifestar com:
  • Dificuldade para urinar
  • Dor para urinar
  • Jato urinário fraco
  • Sangue na urina
  • Aumento na frequência de idas ao banheiro
  • Acordar muito a noite para urinar
  • Sangue na urina.

Quais exames para detectar problemas na próstata?

Dependendo dos sintomas o Urologista pode solicitar exames de sangue como o PSA, exames de urina, Ultrassonografia e até mesmo exames mais complexos como biópsia da próstata e Ressonância Magnética em alguns casos. O toque retal muitas vezes será necessário durante a consulta, mas nem sempre! Atualmente temos outras formas de avaliar com precisão a próstata e caso o paciente prefira evitaremos o toque retal!

Como é feito o Exame de Próstata? É mesmo necessário fazer o exame de toque?

Toque Retal Exame de Próstata

O exame de próstata, ou toque retal, pode ser realizado para ajudar a diagnosticar os problemas na próstata. Ele é realizado com a introdução do dedo indicador do Urologista no ânus do paciente. O exame gera um certo desconforto, mas geralmente não leva a dor. Atualmente nem sempre é necessário fazer o exame de toque retal, havendo vários exames alternativos que podem substituir o toque para detectar os problemas na próstata.

Câncer de Próstata – saiba tudo sobre essa temida doença entre os homens

O que é o câncer de próstata?

É um tumor maligno que afeta a próstata, é o câncer mais comum em homens, depois do câncer de pele.

Como é feito o diagnóstico?

Pode-se suspeitar de um câncer de próstata devido a alterações no exame físico (Toque) ou no exame de sangue (PSA). Ressonância Magnética pode ajudar nos casos de PSA alterado, informando se há risco aumentado de câncer.  A confirmação do diagnóstico é feita pelo exame de biópsia.

Qual o tratamento para câncer de próstata?

O tratamento depende de alguns fatores e precisa ser discutido com seu médico. Em muitos casos o tratamento de escolha é a remoção da próstata por meio de cirurgia, mas em outros casos o tratamento pode incluir radioterapia, terapia hormonal e uso de medicamentos. Em alguns pacientes com uma doença de características menos agressivas, pode-se optar por um rigoroso acompanhamento clínico, sem nenhum tratamento imediato. A grande novidade no tratamento cirúrgico são as cirurgias minimamente invasivas, com destaque para a Cirurgia Robótica e Laparoscópica, que proporciona excelente taxa de cura e mínima agressão ao paciente, levando a rápida recuperação.

Quando deve ser feito exame para câncer de próstata?

É recomendado realizar anualmente os exames de rastreio, começando a partir dos 45 anos para homens com fatores de risco (raça nega ou parentes de 1º grau com história de câncer de próstata). Já os homens que não tem fatores de risco devem realizar consultas anualmente a partir dos 50 anos. O toque retal pode ou não ser feito, o que vai ser discutido entre o médico e o paciente. Atualmente temos formas de detectar o câncer de próstata sem o toque retal caso o paciente não queira.

O câncer de próstata mata?

O tratamento do câncer tem melhorado a cada ano e o câncer de próstata costuma responder bem ao tratamento. Entretanto, a gravidade da doença depende do tipo de câncer e do estágio dele, portanto é preciso realizar os exames necessários e conversar com seu médico. A chave para a cura do câncer de próstata é descobrir nas fases iniciais e realizar o tratamento adequado.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano) doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma.

Qual o CID do câncer de próstata?

CID 10 – C61 – Neoplasia Maligna da Próstata

Câncer de próstata tem cura?

Sim, o Câncer de Próstata é totalmente curável, desde que seja diagnosticado de maneira precoce. 

Quais são as causas do Câncer de próstata?

Alguns fatores podem aumentar a chance de desenvolver um câncer de próstata, como a idade avançada, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade, tabagismo, homens de raça negra.

Como prevenir o câncer de próstata?

Para prevenir o aparecimento do câncer de próstata é recomendado uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar bebidas alcoólicas. Mas na verdade na grande maioria das vezes não conseguimos evitar o câncer de próstata e sim fazer o diagnóstico precoce, levando a altas taxas de cura e mínimas sequelas.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial o câncer de próstata pode não aparecer sintomas, por isso é muito importante realizar as consultas e exames de rotina. Quando surgem sintomas os mais comuns são:

  • Sangue na urina
  • Jato fraco da urina
  • Dificuldade para urinar
  • Demora para começar ou terminar de urinar
  • Necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou a noite

Entretanto esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas, como a Hiperplasia Prostática Benigna ou a prostatite.

O que causa câncer de próstata?

Alguns fatores podem aumentar a chance de desenvolver um câncer de próstata, como:

  • Idade avançada;
  • História de câncer na família;
  • Raça negra;
  • Obesidade.

Próstata Aumentada (hiperplasia da próstata) – uma das doenças mais comuns dos homens

A Próstata Crescida, conhecida como Próstata Aumentada, seu nome técnico é Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), e trata-se da doença mais comum entre os problemas na próstata. Nem sempre próstata crescida significa câncer.  Aproximadamente 50% dos homens após os 50 anos de idade irão desenvolver essa alteração. 30% dos homens vão precisar fazer algum tipo de tratamento para o crescimento da próstata ao longo da vida. Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais homens terão esse problema, que está muito relacionado ao envelhecimento

5 sintomas mais comuns que alertam para o crescimento da próstata:

  1. Jato urinário fraco
  2. Dor para urinar
  3. Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga após urinar
  4. Aumento na frequência de idas ao banheiro durante o dia e também a noite
  5. Vontade incontrolável de urinar (urgência miccional)

O crescimento da próstata pode levar a infecções urinárias, sangue na urina, formação de pedras na bexiga, retenção de urina que pode levar até mesmo a necessidade de passar uma sonda no canal urinário para esvaziar a bexiga. Se não tratada pode levar até mesmo a paralização dos rins. Se você sente algum desses sintomas agende sua consulta agora, pode ser Próstata Crescida! Atualmente a maioria dos casos de próstata crescida podem ser tratados somente com medicamentos, sem cirurgia!

Qual tratamento para as doenças da próstata?

Para conseguirmos indicar o melhor tratamento para os problemas na próstata o primeiro passo é o diagnóstico correto da causa. Após uma consulta detalhada ouvindo e examinando o paciente, indicaremos os exames complementares necessários para uma conclusão acertada. Depois o tratamento será discuto de forma totalmente individualizada com o paciente. Pode ser feito apenas com medicações até a necessidade de cirurgias.

Como evitar doenças da próstata?

A melhor maneira de evitar doenças na próstata é manter hábitos de vida saudáveis e fazer exames preventivos anuais. Na consulta de rotina conseguimos detectar doenças em fases iniciais, fazer o tratamento correto e assim evitar que se tornem mais graves.

Inflamação na Próstata: 5 sintomas comuns

Inflamação na Próstata e Prostatite: 5 sintomas comuns

São problemas na próstata muito frequentes e causam grande desconforto nos pacientes!

5 sintomas comuns nas inflamações da próstata:

  1. Dor ao urinar
  2. Aumento da frequência de idas ao banheiro
  3. Dificuldade para segurar a urina
  4. Dor no períneo, região entre o ânus e o escroto
  5. Febre, em alguns casos

Como podemos perceber os sintomas da inflamação na próstata, do crescimento da próstata e até mesmo do câncer de próstata podem ser bem semelhantes. Somente uma consulta especializada somada a alguns exames podem diferenciar uma doença da outra, o que é muito importante pois o tratamento é diferente.

SE VOCE TEM ALGUM DESSES SINTOMAS DE ALTERAÇÕES NA PRÓSTATA AGENDE SUA CONSULTA!

Entendendo a Próstata: Funções e Fisiologia Essencial com o Dr. Ramatis Castro

A próstata é uma pequena, mas crucial glândula do sistema reprodutor masculino. Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, essa glândula tem aproximadamente o tamanho de uma noz em um homem adulto. Para muitos, a próstata permanece um mistério até que um problema de saúde chame a atenção para ela. Com isso em mente, Dr. Ramatis Castro, destacado urologista em Governador Valadares, oferece insights valiosos sobre as funções e a fisiologia desta glândula essencial.

Função Primária da Próstata

A principal função da próstata é produzir e secretar parte do fluido seminal, que nutre e transporta os espermatozóides, oriundos dos testículos. Esse líquido é essencial para a mobilidade e possibilidades do esperma, permitindo-lhe viajar e fertilizar um óvulo.

Anatomia e Localização

A próstata envolve uma parte da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Devido a essa proximidade com a uretra e a bexiga, problemas de extensão podem afetar diretamente a capacidade de um homem urinar.

Hormônios e Próstata

A próstata é sensível aos hormônios masculinos, especialmente à testosterona. A presença deste hormônio é fundamental para o desenvolvimento, crescimento e funcionamento normal da próstata. Com a idade, e as variações naturais hormonais, as mudanças na próstata podem ocorrer, levando a consequências potenciais de saúde.

A Importância do Conhecimento e Cuidado

Compreender a próstata e suas funções é o primeiro passo para garantir sua saúde ao longo dos anos. Como ressalta o Dr. Ramatis Castro, a educação e a conscientização sobre esta glândula são fundamentais para a detecção precoce de problemas e para tomar decisões informadas sobre tratamentos e cuidados.

Concluindo, a próstata, apesar de seu tamanho modesto, desempenha um papel vital na reprodução e saúde masculina geral. Através da expertise do Dr. Ramatis Castro e do conhecimento adequado, os homens podem navegar nas complexidades da saúde prostática com confiança e segurança.

Sinais e Sintomas Comuns de Problemas da Próstata: Quando Procurar Ajuda

A saúde da próstata é um pilar fundamental do bem-estar masculino, mas muitas vezes é negligenciada devido à falta de consciência sobre os sinais e sintomas associados a problemas prostáticos. Reconhecer esses sinais precocemente é crucial, pois muitas condições de declaração são mais fáceis de tratar quando apresentadas nos projetos iniciais. Aqui, identificamos os sintomas comuns que podem indicar um problema de próstata e enfatizamos a importância de procurar ajuda médica.

1. Dificuldade de Urinar: Um dos primeiros sinais de um possível problema prostático é a dificuldade em iniciar a micção. Homens com problemas de próstata podem achar que precisam fazer mais esforço do que o normal para começar a urinar.

2. Fluxo Urinário Fraco ou Interrompido: Um jato fraco ou um fluxo que para e começa pode ser um sinal de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou outros problemas prostáticos.

3. Necessidade Frequente ou Urgente de Urinar: A necessidade de urinar frequentemente durante a noite, conhecida como noctúria, ou sentir uma urgência repentina de urinar, pode ser sintomática de uma condição prostática.

4. Dor ou desconforto: Dor ou desconforto ao urinar ou ejacular pode ser um sinal de prostatite ou infecção do trato urinário.

5. Presença de Sangue: A presença de sangue na urina ou não sêmen não é normal e sempre deve ser investigada, pois pode ser um sinal de uma condição de saúde mais grave, incluindo câncer de próstata.

6. Dor nas Costas, Quadris ou Pelve: Embora muitas condições possam causar nessas áreas, a dor persistente pode ser um sinal de complicações avançadas, como o câncer de próstata metastático.

Quando Procurar Ajuda Médica

Homens que experimentam qualquer um desses sintomas devem procurar aconselhamento médico sem demora. O diagnóstico precoce é fundamental para o manejo eficaz das condições de próstata. Além disso, homens com mais de 50 anos, ou aqueles com histórico familiar de problemas de próstata, devem considerar exames regulares como parte de seu regime de saúde preventiva.

Em suma, esteja atento aos sinais e sintomas e procure ajuda médica quando surgirem preocupações vitais para manter uma próstata saudável e uma qualidade de vida garantida. Com o acompanhamento adequado e o cuidado proativo, os problemas da próstata podem ser gerenciados e tratados de forma eficaz, restaurando o conforto e a tranquilidade.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): Diagnóstico, Tratamentos Modernos e Solução Definitiva para a Próstata Aumentada

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), comumente conhecida como aumento da próstata, é uma das condições urológicas mais frequentes em homens com mais de 50 anos. Esta condição benigna é caracterizada pelo crescimento não canceroso da próstata, que pode levar a sintomas incômodos e, por vezes, debilitantes do trato urinário inferior. Sob a orientação experiente do Dr. Ramatis Castro, especialista em próstata em Governador Valadares, explora os métodos de diagnóstico, tratamentos modernos e estratégias de manejo eficazes para HPB.

Diagnóstico da HPB

O diagnóstico começa com uma avaliação completa, incluindo:

  • Histórico Clínico: O médico revisa os sintomas e o histórico médico do paciente.
  • Exame Físico: O exame de toque retal permite ao médico avaliar o tamanho e a consistência da próstata. Ele pode ser realizado durante a consulta, mas caso o paciente não deseje hoje podemos substituí-lo por outros exames como ultrassonografia e ressonância da próstata.
  • Testes Laboratoriais: Exames de sangue, incluindo o PSA (antígeno prostático específico), e análises de urina são comuns para ajudar no diagnóstico.
  • Estudos de Imagem: Em alguns casos, ultrassonografias ou outros estudos de imagem podem ser recomendados para visualização da próstata e da bexiga.

Tratamentos Modernos para HPB

Com base na gravidade dos sintomas e no tamanho da próstata, o Dr. Ramatis Castro pode recomendar uma variedade de tratamentos:

  • Medicamentos: Alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase são comumente prescritos para relaxar os músculos da próstata e reduzir seu tamanho, respectivamente.
  • Terapias Minimamente Invasivas: Uma séria de novos tratamentos minimamente invasivos estão disponíveis para os pacientes do Dr. Ramatis Castro de forma inédita na região, como o iTIND, UroLift, Rezum e outros, indicados para casos que não são adequados bem à medicação. São tratamentos de última geração, de rápida recuperação e excelentes resultados.
  • Cirurgia: Para próstatas muito aumentadas ou quando outros tratamentos falham, a cirurgia, como a ressecção transuretral da próstata (RTUP), pode ser necessária.

Manejo Efetivo da HPB

O manejo da HPB vai além do tratamento inicial. Envolvem:

  • Monitoramento Regular: Check-ups regulares são essenciais para monitorar a condição e garantir que o tratamento permaneça eficaz.
  • Mudanças no estilo de vida: Beber menos líquidos antes de dormir, evitar bebidas cafeinadas e suaves e fazer exercícios regulares podem ajudar a controlar os sintomas.
  • Educação do Paciente: Entender a condição e seus tratamentos permite que os pacientes tomem decisões informadas sobre seu cuidado.

Concluindo, a HPB (hiperplasia prostática benigna) é uma condição tratável que, com o correto diagnóstico e manejo, pode ser efetivamente controlada. Sob os cuidados do Dr. Ramatis Castro, pacientes com HPB podem esperar um atendimento personalizado, tratamentos baseados em evidências e uma abordagem integrada para garantir sua saúde e qualidade de vida.

Próstata: Identificação da Causa dos Problemas, Tratamento e Alívio dos Sintomas sob os Cuidados do Dr. Ramatis

A saúde da próstata, embora seja uma parte vital do bem-estar masculino, pode ser afetada por uma variedade de condições e doenças. A identificação correta das causas, juntamente com um tratamento eficaz, é fundamental para garantir uma vida saudável e livre de complicações. Dr. Ramatis Castro, um renomado especialista em próstata em Governador Valadares, dedica-se a oferecer cuidados abrangentes nesse campo, garantindo um intervalo eficaz dos sintomas e um tratamento personalizado para cada paciente.

Identificação da Causa dos Problemas mais Comuns:

A afirmação pode ser afetada por diversas condições, sendo as mais comuns:

  • 1- Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): Um aumento benigno da próstata que pode restringir o fluxo de urina.
  • 2- Prostatite: Inflamação ou infecção de próstata, que pode ser aguda ou crônica.
  • 3- Câncer de Próstata: Uma das formas mais comuns de câncer entre os homens, é essencial sua detecção precoce.

Dr. Ramatis utiliza uma combinação de exames clínicos, testes laboratoriais e estudos de imagem para identificar a causa por trás dos problemas da próstata.

Tratamentos Personalizados

Com base no diagnóstico, Dr. Ramatis oferece um leque de opções terapêuticas, incluindo:

  • Medicamentos: Dependendo da condição, diferentes medicamentos podem ser prescritos para reduzir o tamanho da próstata, aliviar os sintomas ou tratar infecções.
  • Terapias Minimamente Invasivas: Para pacientes que desejam intervenção, mas desejam evitar cirurgias mais invasivas.
  • Cirurgias: Nos casos em que outras terapias não são eficazes, os procedimentos cirúrgicos podem ser necessários.

Alívio dos Sintomas e Acompanhamento

Para Dr. Ramatis, o tratamento vai além da simples resolução da condição inicial. Ele se empenha em:

  • Educar os Pacientes: A compreensão de sua condição permite que os pacientes se tornem parceiros ativos em seu cuidado.
  • Acompanhamento Regular: Monitorar o progresso do paciente, adaptar o tratamento quando necessário e prevenir recorrências ou complicações.
  • Conselho sobre Estilo de Vida: Sugestões sobre dieta, exercícios e outras mudanças no estilo de vida que podem ajudar na saúde prostática.

Sob a orientação e cuidados especializados do Dr. Ramatis Castro, os pacientes podem esperar um manejo completo e integral de suas condições prostáticas. Com uma combinação de expertise médica, tratamentos de ponta e uma abordagem centrada no paciente, o caminho para a saúde da próstata nunca foi tão claro e eficaz.

Câncer de Próstata: Métodos Avançados de Detecção, Tratamento e Acompanhamento em Governador Valadares

O câncer de próstata é uma realidade preocupante para muitos homens, sendo uma das neoplasias mais comuns no sexo masculino. No entanto, avanços inovadores na medicina proporcionaram métodos de detecção precoce, métodos inovadores e estratégias eficazes de acompanhamento, aumentando consideravelmente as chances de sucesso no combate à doença. Em Governador Valadares, o Dr. Ramatis Castro, especialista em Câncer de Próstata, está na vanguarda desses avanços, oferecendo esperança e soluções abrangentes para pacientes com essa condição desafiadora.

Métodos Avançados de Detecção

A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental, pois, quando identificadas nos projetos iniciais, as opções de tratamento são mais variadas e as chances de cura aumentam significativamente. Estão disponíveis atualmente uma série de técnicas diagnósticas avançadas, incluindo:

  • Exame de PSA: A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue continua sendo um marcador crucial na detecção precoce.
  • Ressonância Magnética Multiparamétrica: Esta tecnologia avançada permite uma visualização detalhada da próstata, ajudando a identificar áreas suspeitas que podem necessitar de biópsia.
  • Biópsia Guiada por Fusão: A inovação mais recente combina imagens de ultrassom e ressonância magnética para uma precisão superior na realização de biópsias.

Tratamento Personalizado do Câncer de Próstata

Se diagnosticados com câncer de próstata, os pacientes do Dr. Ramatis podem confiar em um plano de tratamento personalizado, que pode incluir:

  • Vigilância Ativa: Para cânceres de baixo risco, uma observação regular pode ser preferível a tratamentos imediatos.
  • Cirurgia Robótica: A prostatectomia robótica permite uma remoção precisa do tumor com minimização da dor, menor perda de sangue e uma recuperação mais rápida.
  • Radioterapia: alguns pacientes podem se beneficiar do tratamento pela radioterapia, seja por não desejarem a cirurgia ou por apresentarem risco cirúrgico elevado.
  • Terapia Hormonal e Quimioterapia: Para cânceres avançados ou que não respondem a outras terapias.

Acompanhamento Integral

O cuidado do Dr. Ramatis vai além do tratamento inicial, oferecendo:

  • Monitoramento Pós-Tratamento: Avaliações regulares para detectar sinais de recidiva e gerenciar efeitos colaterais.
  • Suporte Psicológico: Encaminhamento para apoio psicológico, se necessário, monitorando o impacto emocional do diagnóstico e tratamento.
  • Educação e Prevenção: Conselhos sobre estilos de vida saudáveis ​​e prevenção de recidivas.

Com sua abordagem holística e métodos avançados, o Dr. Ramatis Castro transforma o diagnóstico de câncer de próstata de uma sentença assustadora em um problema de saúde gerenciável, orientando seus pacientes em Governador Valadares através de cada etapa do processo com compaixão, cuidado e competência técnica excepcional.

Terapias Inovadoras em Urologia: Laser, Cirurgia Robótica e Outras Abordagens Minimamente Invasivas

A medicina moderna tem presenciado uma revolução no tratamento de condições urológicas, especialmente no campo da saúde prostática. O progresso tecnológico deu origem a terapias menos invasivas, que promovem uma recuperação mais rápida, menos dor e resultados terapêuticos otimizados. Em Governador Valadares, o Dr. Ramatis Castro está na linha de frente dessa revolução, trazendo inovações em urologia para seus pacientes, garantindo não apenas interrupção das condições existentes, mas também uma qualidade de vida melhorada.

Terapia a Laser para Condições da Próstata

Uma das publicações mais significativas no campo da urologia é o uso de lasers em procedimentos cirúrgicos. Estas são algumas das aplicações:

  • Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP): Ideal para tratar a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), esta técnica minimamente invasiva utiliza laser para remover o tecido prostático bloqueado, sem necessidade de incisões grandes.

Cirurgia Robótica de Vanguarda

A cirurgia robótica, particularmente o sistema Da Vinci, revolucionou a maneira como as cirurgias urológicas são realizadas:

  • Prostatectomia Robótica: A remoção robótica da próstata oferece maior precisão, reduzindo os riscos de complicações e o tempo de recuperação. É uma opção preferencial para o câncer de próstata localizado. Dr. Ramatis Castro foi o primeiro médico do Leste de Minas a realizar a cirurgia robótica.

Outras Abordagens Minimamente Invasivas

Além do laser e da robótica, o existem outras terapias minimamente invasivas para casos específicos:

  • Termoterapia Transuretral por Micro-Ondas (TUMT): Um tratamento para HPB que utiliza micro-ondas para destruir tecido prostático excessivo.
  • Embolização das Artérias Prostáticas: Esta técnica inovadora trata a HPB diminuindo o fluxo sanguíneo para a próstata, causando a redução de seu tamanho.
  • Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU): Usado para tratar câncer de próstata, o HIFU direciona ondas de ultrassom de alta frequência para destruir células cancerosas.

Através de terapias avançadas, o Dr. Ramatis Castro está redefinindo o cuidado urológico em Governador Valadares. Sua dedicação em incorporar as últimas inovações tecnológicas em seu repertório terapêutico significa que os pacientes recebem o tratamento mais disponível avançado, resultando em melhores resultados de saúde e um retorno mais rápido às atividades diárias.

Leia também:

Saiba Mais

https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/doencas-da-prostata/

https://portaldaurologia.org.br/publico/noticias/hiperplasia-benigna-da-prostata-atinge-50-dos-homens-apos-os-50-anos/

https://portaldaurologia.org.br/publico/video/quais-exames-sao-necessarios-para-diagnostico-de-prostata-aumentada/

Enviar uma mensagem
1
Agendar Consulta
Olá, seja bem vindo à Clínica do Dr. Ramatis Castro.

Como podemos te ajudar?